Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63267

Compartilhe esta página

Título: Concepções de Espiritualidade em estudantes concluintes e recém-formados de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): OLIVEIRA, Alberto Cardoso
Palavras-chave: Ensino Superior; Espiritualidade; Formação Humana; Formação de Professores; BNCC
Data do documento: 8-Abr-2025
Citação: OLIVEIRA, Alberto Cardoso de. Concepções de Espiritualidade em estudantes concluintes e recém-formados de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções de espiritualidade de estudantes concluintes e recém-formados do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, assim como problematizar as possíveis relações entre Espiritualidade e Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa participativa exploratória realizada através de questionários e entrevistas semiestruturadas na modalidade online com 93 (noventa e três) participantes. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise temática e organizados em seis macro categorias que buscam apresentar as compreensões de Espiritualidade: Religião, Formação Humana, Acontecimento não-religioso, Aquisição de Valores Supremos e Altruísta, Processos de Mudança e Transformação do Sujeito e Participativa Decolonial. Os resultados apontam a predominância da Espiritualidade como Religião e a má formação/lacuna da formação docente oriunda da falta de embasamento teórico e prática pedagógica sobre Espiritualidade provocando distorções, reducionismos e a captura da Espiritualidade por interesses escusos, desumanos e desencantados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63267
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons